-

O Terceiro Mundo na Segunda Guerra Mundial

TabPortA4 O Terceiro Mundo na Segunda Guerra Mundial

Esta brochura documenta a exposição “O Terceiro Mundo na Segunda Guerra Mundial”, e foi criada por jornalistas e cientistas sociais da associação recherche international e.V. baseada em Colónia (Alemanha).

A exposição foi o resultado de mais de dez anos de pesquisa em 30 países em África, Ásia e Oceânia durante os quais os autores trabalharam com historiadores locais e testemunhas sobreviventes. Em África, estes incluíram contribuintes como Joseph Ki-Zerbo de Ouagadougou que, em 1978, publicou a primeira história de África a partir de uma perspectiva africana, bem como veteranos da Argélia, Etiópia, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Quénia, Mali, Marrocos, Namíbia, Senegal, Africa do Sul, Tanzânia e Sahara Ocidental.
Os resultados da pesquisa realizada foram publicados no livro de 2005 intitulado “As nossas Vítimas Não Contam”. 2008 testemunhou a publicação de materiais de cursos para escolas e outras instituições educativas. Ambas publicações viram desde então múltiplas edições. Em 2009, num esforço adicional de aumentar ainda mais a consciência sobre o papel importante do Terceiro Mundo na Segunda Guerra Mundial, que foi largamente ignorado pela historiografia prevalecente, recherche international e.V. criou uma exibição (itinerante) sobre o assunto, agora documentada nesta brochura.
Deixando fora da equação a União Soviética, mais soldados do Terceiro Mundo lutaram na Segunda Guerra Mundial do que da Europa. Numerosas regiões do Terceiro Mundo, da costa da América do Sul e passando da Africa Ocidental, do Norte e do Leste, do Médio Oriente e vastas áreas da Ásia e indo todo o caminho até às Ilhas do Pacífico, tornaram-se teatros da guerra e foram deixados devastados após 1945.
A China por si só chorou por um número maior de vítimas do que o total combinado incorrido pelos países fascistas responsáveis pela guerra, Alemanha, Itália e Japão. A exposição, que realça esses factos esquecidos, esteve em exibição em mais de 60 locais na Alemanha e Suíça até finais de 2020. Uma versão inglesa começou a fazer uma digressão pela África do Sul em 2017.
A brochura actual também adiciona uma tradução portuguesa da exibição. Ela consiste em quatro secções geográficas (sobre África, Ásia, Oceânia e América do Sul e as Caraíbas), bem como duas secções sobre temas específicos (a perseguição de Judeus fora da Europa e
colaboração). As dez estações de escuta da exibição mostram testemunhas actuais de um leque de diferentes países partilhando suas experiências. As suas contribuições também aparecem de forma escrita nesta brochura.
Uma estação de vídeo apresenta 200 fotografias de pessoas de todos os continentes que lutaram para libertar o mundo do fascismo na Segunda Guerra Mundial. Os retratos desses “libertadores esquecidos” são documentados em particular na brochura. Mais informações
sobre este projecto de pesquisa e publicação em Alemão, Inglês, Francês e Espanhol podem ser encontradas em www.3www2.de.
recherche international e.V.

Dezembro de 2020

CEPCB

CEPCB

Centro de Estudos de Paz Conflito e Bem Estar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Continue Lendo