-

UM VOTO, UM REQUERIMENTO RESPONDIDO!

A cada 5 anos, os partidos políticos começam a discutir sobre como mudar as leis para melhor estarem no poder. A constituição já foi revista um número considerável de vezes para acomodar claramente interesses de actores políticos, mas poucas vezes ela foi mudada para melhorar os serviços administrativos. Não se muda rotineiramente a constituição para melhorar os serviços como educação, saúde, água, bancos, telefonia, etc., nos problemas que afetam o cidadão. Pouca se faz para melhorar os direitos políticos dos cidadãos no seu relacionamento com os órgãos de administração pública.

Vamos todos juntos propor que se mude a constituição para que o cidadão tenha o direito de não somente votar uma vez em cada 5 anos, mas que também todo o cidadão com idade eleitoral tenha o direito de meter um requerimento por mandato numa das instituições de administração pública ou de prestação de serviços, tal como: Municípios, PRM, Procuradoria, Tribunais, na FIPAG, MISAU, EDM, TDM (Mcel, Vodacom, Movitel), Banco de Moçambique (e bancos comerciais), ANE, etc, e podermos obter resposta em tempo útil para o assunto abordado, num prazo variável entre 3 dias a 7 dias.

É uma proposta simples. Tudo o que você precisa é dizer se gosta ou não da ideia. Como implementar, podemos conversar todos juntos como cidadãos moçambicanos. Não deixe de gostar só porque acha que ainda não sabe como fazer. O país é teu, vamos aprender a fazer juntos!

DEIXE DE RECLAMAR! COLOQUE AQUI O SEU LIKE E FAÇA ALGO PELA MUDANÇA SOCIAL!

CEPCB

CEPCB

Centro de Estudos de Paz Conflito e Bem Estar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Continue Lendo