-

O Homem Novo: Nota Informativa No. 3, Agosto de 2022

O HOMEM NOVO: NOTAS CONCEPTUAIS E MEMÓRIAS SOBRE O PROJECTO IDENTITÁRIO DO MOÇAMBIQUE PÓS-INDEPENDENTE (1975 – 1990)

“Os discípulos de Cristo revestiram-se do homem novo, criado segundo Deus, na justiça e santidade da verdade” (Efésio 4:24). “Livres da mentira (Efésios 4:25), devem rejeitar toda a maldade, toda a mentira, todas as formas de hipocrisia, de inveja e maledicência” (1 Pedro 2:1) (CIC 2475).

“Na nossa sociedade, jogam um grande papel a juventude e o partido. A primeira é particularmente importante por ser a matéria maleável com a qual se pode construir o homem novo sem nenhuma das taras anteriores. (…) (Che Guevara)

Nossa aspiração é que o partido seja de massas, mas quando as massas tenham atingido o nível de desenvolvimento da vanguarda, quer dizer, quando estejam educadas para o comunismo. (Che Guevara)

A formação do Homem Novo consiste na formação de uma nova mentalidade, pois não é somente ensinando a falar e escrever bem que conseguiríamos formar um outro Homem. Há que criar uma mentalidade nova” (Samora Machel)

Esta Nota Informativa aborda a figura do Homem Novo e o seu papel na definição dos critérios de cidadania no Moçambique independente. O Homem Novo foi o indicador material para identificar quem podia fazer parte do novo Estado, quem deveria ser perseguido e excluído, e quem tinha possibilidade de redenção (e os critérios dessa redenção política). Esta Nota mostra como conceitos e políticas a ele associados podem ser usados para justificar novas racionalidades e elites políticas no processo de construção do Estado.

CEPCB

CEPCB

Centro de Estudos de Paz Conflito e Bem Estar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Continue Lendo