Bom dia e bem vindo à página do pessoal afecto aos projectos do CEPCB, nomeadamente *Marcas da Violência* e *Constituição e Justiça Social*. Destes projectos fazem parte diferentes activistas envolvidos no ativismo pela paz e justiça social 2018. Dos projectos constam um programa de formação sobre *Fazedores da Mudança* dirigido a jovens do ensino pré-universitário; duas exposições fotográficas e didácticas sobre o uso da narrativa histórica como mecanismo de libertação da mente: A exposição sobre o *Holocausto e o Genocídio*, em parceria com o Centro de Holocausto e Gencídio de Joannesburg, e a exposição *Libertadores Esquecidos*, que conta a história de como o Terceiro Mundo lutou para ajudar a Europa a se libertar do Nazismo. No âmbito do projecto, os pesquisadores e activistas ligados ao projecto recolheram *informação jornalística sobre a violência política* no país de 1960 até ao presente, algo que tanto serve de base de dados para ações de sensibilização contra a contínua violência fratricida, como também é usado para produzir resumos semanais sobre a violência no país: o *Conflict Weekly*. Como forma de publicar as diferentes reflexões individuais, lançamos um blog denominado *Estereótipos Positivos*, onde discutimos o papel das narrativas e dos estereótipos na justificação de actos hediondos de violência tanto estrutural (de gênero, crimes rituais, ou violência contra idosos), como a violência directa, ligada à conflitos eleitorais e político militares, e mesmo à onda de criminalidade. Em 2022, iniciamos um projecto de uma exposição sobre a Guerra Civil em Moçambique, onde numa primeira parte publicamos as biografias de diferentes *figuras políticas* e fazemos notas informativas sobre os conceitos políticos mais marcantes dessa época.

É nossa esperança que como resultado deste trabalho, consigamos mostrar que a violência não só mata homens, mulheres, crianças, idosas e idosos. *A violência mata a humanidade que existe dentro de cada um de nós*.

Sinta-se livre para contactar-nos através deste email: info@cepcb.org.mz caso deseje mais informações sobre as nossas actividades. Caso se sinta mais confortável, contacte directamente um dos activistas do projecto.

Milissão Nuvunga. Sou activista político e Director Executivo do CEPCB. A minha área de interesse actual é a relação entre a violência e o processo de construção do Estado em Moçambique. Desde 2018, sou activista contra a violência no Change Makers Program, e em parceria com pessoas e instituições do Ruanda e África do Sul, participo em actividades de educação política contra a violência e para a promoção do activismo intelectual em Moçambique.

Milissão Nuvunga

Email: orlk@hotmail.com

Tel. +258 826311747

LinkedIn:

Daniela Marta Joane. Ativista  contra violência desde  o ano 2018. Formada em Advocacia contra violência e extremismo pelo Centro de Holoucasto e Genocídio de Johannesburg contribuiu como guia nas exposições fotográficas e didáticas sobre o uso da narrativa histórica como mecanismo de libertação da mente tendo o Genocídio em Ruanda e Holoucasto na Alemanha como estudo de caso. Atualmente é integrante da equipe Conflict Weekly no CEPCB,  que é responsável pela produção de resumos e análises sobre a violência em Moçambique.

Daniela Marta Joane

Email: danielamarta.joane@gmail.com

Tel. +258 847330611

LinkedIn:

Curriculum Vitae de Daniela Marta Joane

Pedro Manguene, nascido a 7 de Janeiro de 1990, em Maputo, é graduado em Ensino de História pela Universidade Pedagógica de Moçambique – UP, e pesquisador auxiliar no projecto Figuras Políticas no CEPCB. É docente e pesquisador em História e áreas afins, há 12 anos e atualmente leciona no Colégio Kitabu. No Ensino Superior, trabalhou no Departamento de História, Faculdade de Ciências Sociais e Filosóficas (FCSF) da então Universidade Pedagógica como Tutor, no regime de Ensino à Distância – EaD e como Consultor Educacional para área do e-learning. No activismo político, sua contribuição começa em 2013 ao filiar-se ao Parlamento Juvenil de Moçambique. Colabora desde 2019 com o CEPCB na pesquisa, organização e divulgação de estudos sobre memória histórica e educação política para a paz.

Email: pedro.manguene@lomuku.com  & pao.manguene@gmail.com

Tel. +258 844595 110

LinkedIn:

Curriculum Vitae de Pedro Manguene

Timóteo Seriano é ativista social desde 2013 e estudante finalista de Direito na Universidade Púnguè. Em 2022 foi formado em Advocacia contra violência e extremismo pelo Centro de Holoucasto e Genocídio em Johannesburg. Como colaborador do CEPCB em Chimoio contribuiu na organização de eventos e exposições didáticas sobre o uso da narrativa histórica como mecanismo de libertação tendo como enfoque o Genocídio em Ruanda e Holoucasto na Alemanha.

Email: timseriano@gmail.com
Tel. +258 865990990

LinkedIn:

Curriculum Vitae de Timoteo Seriano

Jaime Newton Z. Gode, formado em Relações Internacionais e Diplomacia (ISRI) e em História (UEM). Actualmente colabora com o CEPCB como pesquisador associado, onde esta envolvido nos projectos Marcas da Violência e Constituição & Justiça Social. Para além da pesquisa, participa na concepção de projectos, revisões, edição de textos e disseminação dos conteúdos do CEPCB para o público-alvo.

É consultor, pesquisador, analista político e activista de direitos humanos. Como consultor elaborou um estudo sobre “as reformas na legislação eleitoral em Moçambique sensível a juventude, género e Pessoas com Deficiência” para o Centro de Estudos Urbanos (CeUrbe). Como analista político, colabora com a mídia (Rádio, Televisão e Jornais) analisando questões sobre a governação, sendo a destacar que desde Junho de 2022 é colunista residente do Jornal NGANI. As suas áreas de interesse englobam; desenvolvimento económico, direitos humanos, governação, participação política, indústria extractiva e relações internacionais.

Email: Jaimenewton10@gmail.com

Tel. +258 840333388

LinkedIn:

Curriculum Vitae de Newton Gode