Staff e Colaboradores do CEPCB

Bom dia e bem vindo à página do pessoal afecto aos projectos do CEPCB, nomeadamente *Marcas da Violência* e *Constituição e Justiça Social*. Destes projectos fazem parte diferentes activistas envolvidos no ativismo pela paz e justiça social 2018. Dos projectos constam um programa de formação sobre *Fazedores da Mudança* dirigido a jovens do ensino pré-universitário; duas exposições fotográficas e didácticas sobre o uso da narrativa histórica como mecanismo de libertação da mente: A exposição sobre o *Holocausto e o Genocídio*, em parceria com o Centro de Holocausto e Gencídio de Joannesburg, e a exposição *Libertadores Esquecidos*, que conta a história de como o Terceiro Mundo lutou para ajudar a Europa a se libertar do Nazismo. No âmbito do projecto, os pesquisadores e activistas ligados ao projecto recolheram *informação jornalística sobre a violência política* no país de 1960 até ao presente, algo que tanto serve de base de dados para ações de sensibilização contra a contínua violência fratricida, como também é usado para produzir resumos semanais sobre a violência no país: o *Conflict Weekly*

Como forma de publicar as diferentes reflexões individuais, lançamos um blog denominado *Estereótipos Positivos*, onde discutimos o papel das narrativas e dos estereótipos na justificação de actos hediondos de violência tanto estrutural (de gênero, crimes rituais, ou violência contra idosos), como a violência directa, ligada à conflitos eleitorais e político militares, e mesmo à onda de criminalidade. Em 2022, iniciamos um projecto de uma exposição sobre a Guerra Civil em Moçambique, onde numa primeira parte publicamos as biografias de diferentes *figuras políticas* e fazemos notas informativas sobre os conceitos políticos mais marcantes dessa época.

É nossa esperança que como resultado deste trabalho, consigamos mostrar que a violência não só mata homens, mulheres, crianças, idosas e idosos. *A violência mata a humanidade que existe dentro de cada um de nós*.

Sinta-se livre para contactar-nos através deste email: info@cepcb.org.mz caso deseje mais informações sobre as nossas actividades. Caso se sinta mais confortável, contacte directamente um dos activistas do projecto.